49 3222 6401

simmmel@simmmel.com.br

SIMMMEL apresentou o projeto Indústria-Escola

O sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e do Material Elétrico de Lages (Simmmel), em alinhamento com o SESI/SENAI, apresentou na terça-feira (30), aos industriais associadas ao Sindicato, representantes do poder público e de instituições de ensino público, o projeto Indústria-Escola. A iniciativa tem como meta, melhorar a produtividade e os resultados das indústrias da Serra Catarinense, com ações que visem adequar as competências, qualificar os trabalhadores, inserir a comunidade e oportunizar aos jovens, uma profissão técnica com o olhar no futuro. 

De modo particularizado, por meio do projeto Indústria-Escola, o Simmmel, busca melhorar a competividade das Indústrias eletrometalmecânicas sob o seu “guarda-chuvas”. Com esta ação, a entidade pretende alinhar as estratégias para 2020, com foco em prioridades, como: educação, internacionalização e redução de custos que, dentre outras ações, viabilizará a criação de uma Central de Negócios.

 

O diretor Executivo do Sindicato, Fábio Tosatti, explica que o projeto visa identificar as necessidades das indústrias, mapear o perfil profissional, qualificar a indústria, e, elevar a escolaridade dos trabalhadores. Além disso, realizar capacitações, treinamentos e workshop, visitas às escolas municipais, apresentação do projeto aos alunos do 8 e 9º anos, incentivar alunos de ensino médio das escolas públicas e particulares a iniciarem sua carreira profissional, por meio de cursos técnicos. Os estudantes ainda poderão visitar as empresas para conhecer o processo industrial.

 

O projeto prevê ainda, o apadrinhamento educacional, a adesão a estágios, por meio do Jovem Aprendiz e capacitação em aprendizagem industrial. Esta entre as metas,   revitalizar o Projeto “A Indústria na Praça”. O objetivo é apresentar à comunidade, as potencialidades das indústrias da região, em seus vários segmentos – indústria da madeira e móveis, celulose e papel, construção civil, metal/mecânica, alimentícia, gráfica e têxtil, no tocante a empregabilidade, aos produtos industrializados, oportunidades de negócios, dentre outros.

 

Para o presidente do Simmmel, Everaldo Wiggers, o projeto Indústria-Escola é uma iniciativa do Simmmel, porém, os demais segmentos produtivos da região carecem, igualmente, da melhoria da qualidade de mão de obra em seus parques fabris." Esta iniciativa precisa ser comungada com as demais entidades representativas do setor empresarial e educacional, resultando desta maneira, em ações conjuntas, em prol de interesses comuns de toda uma sociedade"

 

Durante o evento, foi formalizada a criação de um grupo de trabalho que terá por tarefa, identificar as principais necessidades da indústria no que se refere ao tema. para apresentar no dia 19 de novembro, data em que ocorre o próximo encontro. 

 

 

 

 

Fonte: Por Catarinas Comunicação com informações Simmmel - Fotos: : Nilton Wolff - Catarinas Comunicação

49 3222 6401

simmmel@simmmel.com.br

Rua Nossa Senhora dos Prazeres, 102

Centro - Lages/SC

CEP 88502-230