49 3222 6401

simmmel@simmmel.com.br

Talk Show reforça a necessidade de se prevenir acidentes de trabalho

A Associação dos Sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em parceria com os Sindicatos Industriais e apoio do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC), promoveu um Talk Show sobre a Saúde do Trabalhador.

O primeiro evento neste formato ocorreu nesta terça-feira (23), na sede de associação, no Centro. A iniciativa faz referência ao Abril Verde, movimento que visa reduzir acidentes e doenças de trabalho.

O procurador do Trabalho, Jaime Roque Perottoni, representou o MPT. Ele atua como coordenador da Procuradoria do Trabalho no Município de Lages, que abrange todo o planalto catarinense, e integra a Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conaete).

Ele falou sobre a importância da prevenção para reduzir as doenças e mortes laborais em Santa Catarina. E disse que a saúde e segurança do trabalhador é uma preocupação constante, sobretudo porque onera  o Ministério da Saúde, a família do empregado e o empregador.

“Acidentes acontecem e nós sabemos as razões. Muitas vezes é atribuída à pressa do empregado que não usa o equipamento de segurança e também pela não reposição de equipamentos por parte dos empregadores”, salienta ao comentar que mesmo assim são registrados entre 6 a 8 acidentes fatais, por ano, na sua região de cobertura.

Segundo o vice-presidente da Fiesc para a Serra Catarinense, Israel José Marcon, o encontro promoveu diálogo cordial e producente entre gestores de empresas, órgãos públicos e de instituições diretamente ligadas ao tema “Saúde e Segurança do Trabalho”.

A Associação dos Sindicatos filiados à Fiesc, por meio das entidades que a integram, realizam este encontro que tem, dentre outros, o objetivo de debater sobre os riscos inerentes ao trabalho, avaliar o comportamento dos cidadãos dentro e fora do trabalho, incentivar ações que venham de encontro a melhoria da qualidade de vida no trabalho, promover a cultura da prevenção e, acima de tudo, engajar a sociedade como um todo em torno deste importante assunto.

Empresas são vistoriadas

A técnica em segurança do trabalhador do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Angelita Ribeiro observa que o Talk Show oportuniza discussões sobre questões de saúde e segurança do trabalhador.

O Cerest fiscaliza o ambiente de trabalhador, com foco na saúde e segurança do trabalhador e atua em Lages atendendo toda a região da Amures. “Visitamos empresas, indústrias, comércios de variadas atividades. Onde tiver trabalhador”, explica.

A intenção é conferir a segurança, conforto, prevenir doenças no trabalho por meio de visitas educativas e preventivas no ambiente do trabalho. Para conversar no Talk Show, foram convidados representantes da Fiesc, do MPT, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e da empresa Vossko do Brasil.

O Talk Show tem como objetivo promover o debate sobre a saúde do trabalhador entre os palestrantes e demais participantes. “Um dos pilares dos sindicatos empresariais é promover o bem-estar e a segurança dos trabalhadores das indústrias associadas”, conta Fabio Tosatti, diretor executivo do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Metal Mecânica e do Material Elétrico de Lages (SIMMMEL), sobre a motivação da organização do Talk Show.


 

Fonte: por Correio Lageano - Foto: Bega Godóy

49 3222 6401

simmmel@simmmel.com.br

Rua Nossa Senhora dos Prazeres, 102

Centro - Lages/SC

CEP 88502-230