49 3222 6401

simmmel@simmmel.com.br

Semana da Inovação - Workshop apresenta instrumentos e ferramentas para inovar

A participação da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) na Semana da Inovação, por meio do Instituto Euvaldo Lodi, foi motivadora com apresentação de cases de sucesso e acesso a linhas de financiamento oferecidas por órgãos de fomento. O workshop para incentivar propostas inovadoras foi realizado nesta quarta (18), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e reuniu autoridades, empresários e estudantes.

Uma das bandeiras defendidas pela Fiesc é justamente a da inovação. “Ela está entre os pilares da Federação por impulsionar a competitividade da indústria”, destaca o vice-presidente para a Serra Catarinense, Israel Marcon.

O Edital de Inovação para a Indústria é uma iniciativa que valoriza essa prática, financiando o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços inovadores. Empresas de qualquer porte podem se inscrever nas seis categorias do Edital. O aporte financeiro é disponibilizado por meio da parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Senai e o Serviço Social da Indústria (Sesi).

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, foi apresentada aos participantes. Ana Arroio veio de Brasília para mostrar o modelo de financiamento da empresa, que destina até um terço dos recursos necessários de um projeto de inovação industrial com recursos não reembolsáveis.

Histórias inspiradoras

 Além de tratar de números e as mudanças tecnológicas, o empresário Athos Branco apresentou a lageana Softecsul, surgida em 1993 como Plongez Tecnologia, uma das primeiras empresas em Santa Catariana a desenvolver soluções "for Windows".  Em 2013 a empresa se reinventou e passou a ser Softecsul Tecnologia, e dois anos depois uma unidade foi aberta em Pompano Beach, na Flórida. Estados Unidos. A partir daí a empresa começou a desenvolver soluções que exigem mais conhecimento em software, hardware e um maior grau de dedicação em todos os processos.

 “Hoje, depois de todo este tempo de caminhada, continuamos buscando inovação, tecnologia e pessoas, como fonte de inspiração para a criação de novos projetos”, frisa Athos.

 Outra história apresentada foi a da Royal Ciclo, que surgiu para se tornar uma das mais importantes indústrias de peças e componentes para o setor de bicicletas com a união da catarinense Metalciclo, maior fabricante de pedais da América Latina, e a taliana Selle Royal, maior fabricante de selins para bicicletas do mundo.

 Motivada pela inovação, a empresa é a única que fabrica pedivela, a peça que une um pedal ao outro, no Brasil e é a maior e mais moderna do mundo. “Esse projeto foi possível graças ao apoio e parceria do IEL, que nos deu todo suporte necessário”, destaca o empresário Milton Jhonatas Hobus.

 

 

 

Fonte: Texto E fotos: Catarinas Comunicação

49 3222 6401

simmmel@simmmel.com.br

Rua Nossa Senhora dos Prazeres, 102

Centro - Lages/SC

CEP 88502-230