49 3222 6401

simmmel@simmmel.com.br

Café com RH debate sobre a Saúde e Segurança do Trabalhador nas Indústrias

O SIMMMEL realizou nesta manhã o Café com RH, que contou com a participação do Dr. Jaime Roque Perottoni – Procurador do Ministério Público do Trabalho em Lages e Emerson Luiz da Silva – Gerente do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), com o tema “A Saúde do Trabalhador nas indústrias". O Procurador Dr. Jaime apresentou as ações de trabalho do Ministério Público do Trabalho e enfatiza que utiliza sempre o dialogo para resolver as questões que envolvem o empregador e o empregado.  “Nosso papel é apurar as denúncias e verificar a sua veracidade e intermediar um ação que se resolva da melhor forma, mas o importante é a conscientização para que se respeitem as condições segurança no local de trabalho”, conclui Dr. Jaime.

 Emerson apresentou a forma de atuação do Cerest na região de Lages e Amures e que a função principal é de orientação e verificação de fatos que constituem em acidentes de trabalho (com ou sem afastamento) e as denúncias. Emerson explica que a principal fonte de informação dos acidentes de trabalho vem do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (Lages) e dos registros de Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT) e que a região da Serra Catarinense em 2017 houve um aumento no número de acidentes do trabalho, provocado pela falta/orientação de conscientização dos trabalhadores na utilização dos EPI´s e respeitar as regras de seguranças estabelecidas e um dos fatores principais também são as faltas dos laudos de segurança com PPRA, LTCAT e PCMSO. E reforça o LTCAT é fundamental para o empregador conhecer os riscos do ambiente de trabalho e não somente um documento pago anualmente para ficar guardado, “realizar a leitura deste documento pode evitar muitos acidentes”. E a principal orientação repassada é que registre e evidencie todas as entregas de EPI´s, treinamentos, integração, solicite assinatura dos trabalhadores, tenham documentos arquivados.
 

Para o Presidente do SIMMMEL Everaldo Wiggers, a participação do Ministério Público e do Cerest no nosso evento demostra o quanto nós como sindicato patronal nos preocupamos com a saúde dos nossos trabalhadores em nossas empresas, isso também é uma forma de promover o “Associativismo” através de ações que possam levar as informações e estabelecer um plano de ações. E assim fazermos uma reflexão de como está a nossa atuação hoje dentro de nossas empresas e como podemos juntos tornar um ambiente mais saudável e produtivo para os nossos negócios.
 

O próximo Café com RH será no dia 18/10 e a pauta será divulgada em breve.

 

 


 

Fonte: Diretoria SIMMMEL - Fotos Fábio Tosatti

49 3222 6401

simmmel@simmmel.com.br

Rua Nossa Senhora dos Prazeres, 102

Centro - Lages/SC

CEP 88502-230